sexta-feira, 9 de novembro de 2007

DESEMPENHO DO BRASIL NOS JOGOS PANAMERICANOS DE 2007


DESEMPENHO DO BRASIL NOS JOGOS PANAMERICANOS DE 2007

O Brasil começa os Jogos se aproveitando do fato de disputar o Pan em casa. Nos primeiros dias, o país conseguiu medalhas inéditas, como o ouro no taekwondo e medalhas em esportes que não subiam ao pódio havia muitos anos, como a esgrima. Na esgrima, a primeira medalha (de bronze) para uma mulher. Na ginástica, pela primeira vez um ouro no masculino, sendo duas vezes para Diego Hypólito e uma para Mosiah Rodrigues. Jade Barbosa também garantiu o ouro, que não vinha no feminino desde Havana 1991. O badminton do Brasil fez sua estréia histórica em pódios com sua dupla masculina.
Além disso,
Rebeca Gusmão obteve o primeiro ouro na história da natação brasileira feminina nos Jogos. Pela primeira vez na história do Pan, os Estados Unidos não venceram o revezamento 4x200m livre no masculino, que teve o ouro conquistado pela equipe brasileira. Brasil e Estados Unidos protagonizaram a grande disputa nas piscinas do Parque Aquático Maria Lenk, levando quase todas as medalhas de ouro da competição.
A delegação brasileira bateu o
recorde de medalhas de ouro conquistadas em uma edição de Jogos; foram 29 no Pan de Santo Domingo e o recorde de medalhas conquistada numa edição (161). O ouro de Hugo Hoyama, no tênis de mesa, foi a medalha de ouro número 30 e a do novo recorde. Esportes como vôlei e basquete masculinos, ginástica rítmica em equipe e handebol feminino conseguiram o tricampeonato nesta edição dos Jogos.

Nenhum comentário: