sexta-feira, 9 de novembro de 2007

MARACANÃ


MARACANÃ
Sua construção foi muito criticada na época, pois era considerada uma obra faraônica e impossível de ser realizada para a imprensa da época. Mas o prefeito da cidade, o general Ângelo Mendes de Morais, apoiado pelo jornalista Mário Rodrigues Filho[carece de fontes?], conseguiu levar o projeto para frente.
Sua inauguração deu-se com a realização de uma partida de futebol amistosa entre seleções do
Rio de Janeiro e São Paulo no dia 16 de junho de 1950. O meio-campista da equipe carioca Didi foi o primeiro autor de um gol no estádio[2].
O primeiro jogo oficial ocorreu em
24 de junho de 1950, pela Copa do Mundo. Vitória do Brasil sobre o México por 4 a 0, com dois gols de Ademir, um de Baltasar e outro de Jair Rosa Pinto. O jogo contou com a arbitragem do inglês George Reader[3].
Na final da
Copa do Mundo de 1950 foi registrado oficialmente o público de 173.850 pagantes. Nesta decisão, o Brasil foi derrotado de virada por 2 a 1 para o Uruguai. A derrota em solo nacional ficou marcada na história do povo brasileiro, sendo conhecido popularmente como o Maracanazo.
O recorde de público pagante da história do Maracanã que é de 183.341 pagantes, registrado em
31 de agosto de 1969, no jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1970, disputado entre a Brasil e a Paraguai, cujo resultado final foi de 1 a 0 para os brasileiros [4].
O Maracanã teve
Zico como seu maior artilheiro, jogador que atuou a maioria das vezes no estádio pelo Flamengo. Ele marcou 333 gols nas 435 partidas que disputou no estádio. Já Pelé é o jogador que mais marcou gols no Maracanã com a camisa da Seleção Brasileira, 30 gols em 22 partidas[carece de fontes?].
Em
2007, foi palco das cerimônias de abertura e encerramento e de partidas de futebol nos Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro. Pretende ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 que será realizada no Brasil[5], e se for oficializado como sede da final, o Maracanã tornar-se-á o segundo estádio do mundo a receber duas finais de Copa, o primeiro foi o Estádio Azteca, no México, que recebeu as decisões das Copas de 1970 e 86.

Nenhum comentário: